LGPD: passo a passo para a sua empresa operar dentro da lei

As incontáveis regras da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) têm deixado diversos gestores um tanto quanto perdidos. Afinal, tem sido bastante complexo e desafiador o processo de adequação de sistemas para promover mais segurança aos dados vinculados a cada empresa. A solução, muito particular para cada organização, pode ser mais efetiva se baseada na estrutura de um software como a Suite SA, desenvolvida pela Interact.

Telas - Gestão LGPD Interact

O que é preciso para gerenciar os dados da minha empresa?

Bom, em primeiro lugar, cabe explicar que o software da Interact, a Suite SA, é formado por módulos, que atendem a diferentes áreas e necessidades em uma organização. Ao todo, a aplicação possui 15 módulos e diversas soluções estratégicas, aliadas a outras 15 importantes ferramentas de gestão.

Antes de chegar ao objetivo principal, que é a gestão e segurança dos dados, é necessário preparar uma base sólida de gestão. Dessa maneira, será possível estabelecer práticas de trabalho e de monitoramento das informações, garantindo maior eficácia do sistema. Sendo assim, cinco passos devem ser seguidos dentro da Suite SA para a gestão eficaz dos dados e consequente cumprimento da LGPD. São eles:

1 – SA Risk Manager

SA Risk Manager - Interact

A implantação da Solução LGPD da Interact começa com a configuração dos módulos citados no parágrafo anterior. O mapeamento de riscos é o primeiro deles, visto que é nesta parte em que se analisa as ameaças às quais sua organização pode estar exposta e que acarretam em um vazamento de dados. Nesta etapa, você avalia e cadastra os seus riscos e define uma série de ações para tratá-los e mitigá-los.

2 – SA Occurrence Manager

Um pouco mais breve, este módulo tem grande importância no tratamento dos riscos. O SA Occurrence Manager é um gerenciador de ocorrências e não conformidades. Seu sistema identifica as concentrações de incidentes e, com isso, permite transformá-las em oportunidades de melhorias.

Tela do módulo SA Occurrence Manager

3 – SA Performance Manager

Toda organização de sucesso precisa ter um modelo estratégico bem definido. Com a implementação da Solução LGPD não é diferente. Mais do que tratar os dados, é necessário ter bem estabelecidas as perspectivas desse projeto e os objetivos.

4 – SA Document Manager

Ilustração do módulo SA Document Manager, da Interact

O alvo de toda a LGPD se encontra justamente nesta etapa, a proteção dos dados e documentos. Ao configurar o SA Document Manager, você criará um repositório, definindo as categorias, quem são os controladores desses dados e ainda um ciclo de tratamento de dados. Além deste requisitos, você pode configurar inúmeros outros!

5 – Solução LGPD

Feitas as configurações de todo o ciclo e riscos que os dados podem sofrer, chegou a vez de configurar a Solução LGPD, que integra todos os módulos citados anteriormente em uma ferramenta capaz de gerar os Relatórios de Impacto exigidos pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Na solução LGPD, você cadastra os tipos de dados, cria listas de entrada, inclui formulários, grupos de dados, configura os aspectos cruciais para a proteção de dados da sua organização e gera, por fim, um relatório completo de impacto, com dados atualizados sobre os dados da sua empresa.

Tela de ilustração da Solução LGPD da Interact

Já sou cliente e utilizo todos os módulos. O que mais eu preciso?

As empresas que já utilizam os módulos abordados no artigo precisam passar por um processo um pouco diferente. Sendo assim, será necessária a inclusão do projeto LGPD e, em termos contratuais, será preciso apenas acrescentar a compra da Solução LGPD.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com a gente e conheça mais a Solução LGPD e como ela pode facilitar a proteção de dados da sua organização. Em breve, divulgaremos um e-book com o passo a passo completo para a gestão eficiente da LGPD.

Compartilhe

Quer receber conteúdos
de gestão?

Nos envie seu e-mail.