Quais são os impactos na gestão de pessoas com a pandemia?

Iván Lasso – Interact Latam

Especialista Técnico | Transformação Digital | Empreendedor | Inovação | Leitor Voraz

A gestão de recursos humanos (HRM) é uma parte vital da gestão de toda a organização. As pessoas defendem os negócios como o coração dos humanos.

Com a pandemia Covid-19, vimos muitas empresas mudarem seus métodos de trabalho para permanecer no mercado. Uma das principais mudanças é a adoção acelerada da tecnologia como parte essencial para a execução e facilitação de tarefas.

Em alguns meses, tivemos que nos familiarizar com o ajuste de microfones e câmeras para videoconferências sem fim.

Por mais que algumas pessoas enfatizem a economia da pandemia, as mudanças foram essencialmente humanas. Assim, as reflexões tiveram impacto principalmente na gestão de recursos humanos, traduzido como um conjunto de processos, procedimentos e métodos, refletidos ou improvisados, que toda empresa aplica invariavelmente com seus colaboradores.

A boa gestão de pessoas visa que os funcionários atinjam seus próprios objetivos profissionais, garantindo um ambiente próspero que ajude a organização a atingir seus objetivos.

Tópicos neste artigo:

Como garantir um ambiente próspero em meio a tantas incertezas?
Como a pandemia gerou uma transformação na forma como cada variável (Ps) é gerenciada nas organizações?
Considerações

Como garantir um ambiente próspero em meio a tantas incertezas?

Com isso em mente, pesquisadores da Daffodil International University, Dhaka, Bangladesh, se propuseram a refletir sobre o Modelo 5P’s Integrado, que pode ser encontrado neste artigo no site do Interact. Simplificando, é uma metodologia para colocar o planejamento estratégico em prática, criada por Mildred Golden Pryor, Donna Anderson, Leslie Toombs e John H. Humphreys.

A metodologia reúne cinco variáveis ​​para melhorar as organizações e suas operações: Propósitos, Princípios, Processos, Pessoas e Performance. O encontro dessas supostamente diferentes disciplinas de negócios busca aumentar a eficácia da implementação estratégica.

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O artigo dos pesquisadores de Bangladesh foi publicado em junho no Management and Human Resource Research Journal. O artigo é intitulado Transição global das práticas de RH na situação de pandemia da Covid-19: uma revisão sistemática por meio do modelo 5P de HRM (“Transição global das práticas de recursos humanos na situação de pandemia da Covid-19: uma revisão sistemática por meio do modelo dos 5P’s em HRM ”, em tradução livre).

Como a pandemia gerou uma transformação na forma como cada variável (Ps) é gerenciada nas organizações?

Compreendendo que as organizações dependem principalmente de pessoas e que foram diretamente afetadas pela Covid-19, o documento coleta as seguintes informações:

Purpose (Propósito)

Falar do propósito de uma organização é referir-se à sua intenção, é nos referirmos ao que fazer da empresa, onde ela se vê em um determinado período de tempo fazendo o que faz, quais são suas metas e objetivos, bem como as estratégias que define para alcançá-los, em poucas palavras, seu planejamento estratégico. Ao nível do Propósito, foram constatadas iniciativas que sugerem um realinhamento da estratégia, planejamento de mudanças no curto e longo prazo (prioridades e modelos de negócios), constituição de um plano de continuidade de negócios (ser mais eficiente, manter o sinais vitais da empresa o mínimo possível), bem como mudanças nos objetivos estratégicos.

Principles (Princípios)

Em relação aos Princípios, as referências visam mudar as diretrizes de atuação das organizações, lembrando que falar de princípios é se referir às filosofias, atitudes e valores corporativos que norteiam como a organização deve operar e como o negócio deve ser administrado. Essa variável destaca aspectos como o programa de Compliance, o manual de ética e conduta, bem como os valores fundamentais e inalienáveis ​​com os quais se espera que os integrantes da organização se sintam alinhados.

Process (Processos)

Já ao nível do Processo, verifica-se que a adaptação tecnológica, o processamento eletrónico, a coordenação online, bem como a colaboração, partilha e colaboração mais estreita com plataformas são iniciativas latentes sugeridas desde o início da pandemia. Um ponto que não é esquecido no nível do processo é a otimização da alocação do orçamento por meio da redução de custos.

People (Pessoas)

A dimensão Pessoas destaca-se como uma das variáveis ​​com mais iniciativas, além de ser um eixo fundamental em todas as organizações, tem sido o elo diretamente afetado pela Covid-19. Dentre as iniciativas encontradas, sugere-se desenvolver plano de trabalho flexível, remuneração dos colaboradores, trabalho em casa ou remoto, equilíbrio entre trabalho e vida, motivação virtual por meio da promoção do apoio dos colegas e liderança participativa . Também são destacadas iniciativas como construção de comunidade, recompensa virtual, gestão do conhecimento, redesenho do trabalho e capacitação de gestores locais para a tomada de decisões.

Performance (Desempenho)

No que se refere ao Desempenho firmemente ligado ao desempenho das Pessoas, as iniciativas contemplam a abertura do fluxo de comunicação organizacional; cancelar reuniões e comunicações desnecessárias; aumentar o controle dos funcionários sobre o trabalho; monitoramento e comunicação regulares; sistema de reconhecimento, monitoramento e feedback virtual, bem como feedback individual e detalhes semanais de desempenho.

Considerações

Como podemos ver, um grande conjunto de iniciativas foi levantado, o que pode ou estão afetando a forma como gerenciamos as equipes em tempos de pandemia. Nos próximos artigos, estaremos com Fernando Estrada, Jennifer Vargas e Lucas Saatkamp se aprofundando sobre algumas das dimensões (P’s) e como sugerimos desdobrar as iniciativas em nível organizacional.

Para você, qual é a dimensão que foi mais afetada nesta pandemia e precisa de uma transformação ativa e prioritária? Qual das iniciativas compiladas no paper da Revista Management and Human Resource Research você implementou em suas empresas ou está gerando o maior desafio?

Referências

SHIL, Mrittika; BARMAN, Rajib Chandra; ZAYED, Nurul Mohammad; SHAHI, Shahiduzzaman Khan; NELOY, Arafat Hosain. Global transition of HR Practices in Covid-19 Pandemic situation: a systematic review through 5P’s Model of HRM. Management and Human Resource Research Journal; Vol.9, No.6; June-2020.

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