Gestão de Riscos

ABDI é indicada ao PMO Global Awards 2021

Cliente da unidade Interact Excellence, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), foi uma das três empresas brasileiras indicadas ao PMO Global Awards 2021. Ao todo, concorrem ao prêmio 40 empresas, que representam 30 países diferentes.

Para disputar este grau de reconhecimento, a ABDI apresentou à comissão avaliadora da PMO Global Alliance (PMOGA) sua jornada, estruturação, processos e como toda essa gestão é realizada de forma digital e integrada na Suite SA. A demonstração do trabalho da agência foi feita por Rodrigo Rodrigues, Gerente de Planejamento e Gestão Digital da ABDI, em um webinar que ocorreu na última sexta-feira, dia 25, sobre gerenciamento de riscos em projetos.

Para ele, o software desenvolvido pela Interact tem importante papel nos processos da ABDI. “A Suite SA foi uma ferramenta que nós prospectamos no mercado em conjunto com várias outras, mas foi a que melhor atendeu aos nossos requisitos técnicos e de menor preço. E é importante colocar que uma ferramenta de gestão estratégica integrada, que está conectada com o seu projeto, seu mapa estratégico, com a área de auditorias, aos controles internos e de documentos ajuda muito na operacionalização do dia a dia”, avalia.

Para o gerenciamento de riscos da organização, Rodrigo explica que foram obedecidos 12 passos dentro da Suite SA:

1 – Cadastro das Unidades: escolha de qual ou quais unidades farão o gerenciamento de riscos. “Aqui nós definimos os riscos dos escritórios de projetos e dos projetos que estão em andamento dentro da unidade”, explica.

2 – Definição da estrutura do mapa de riscos: definição de quais são os riscos, nível de impacto e probabilidades em um mapa de calor para gestão estratégica de riscos.

3 – Categorias de impacto: na ABDI foram divididas em impactos financeiros, legal, operacional, de imagem e estratégico.

4 – Cadastro dos riscos: definição dos principais riscos, de todas as categorias, que podem impactar a organização.

5 – Cadastro de fatores: mapeamento de quais fatores levam à concretização de um risco.

6 – Cadastro de controles: definição de quais medidas serão tomadas para minimização da ocorrência de fatores e concretização dos riscos.

7 – Cadastro de questões: vinculadas aos controles, elas quantificam, por exemplo, a eficácia dos controles, sua frequência e tipos.

8 – Vinculação de cada risco aos seus fatores e controles e seu gerenciamento.

9 – Auditoria de riscos e definição de cheklists, periodicidade e etc.

10, 11 e 12 – Gestão dos ricos na prática, acompanhamento de indicadores e incorporação do aprendizado obtido com as ocorrências às práticas da organização.

Sobre a PMOGA

A realizadora do prêmio, a PMO Global Alliance, foi fundada em 2017 e rapidamente se espalhou pelo mundo, tornando-se a maior e mais relevante comunidade global de PMOs (Project Management Offices), com membros ativos em mais de cem países. Confira o Webinar completo:

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