BPM Week

BPM Week Masterclass reúne 62 profissionais de 12 países

A última quarta-feira, dia 23, foi marcada pela conclusão da segunda edição do BPM Week Masterclass. O curso aprofundou-se na abordagem disciplinar de Gestão por Processos, ou do inglês, Business Process Management (BPM) e trouxe as principais novidades do tema aos participantes. Ao todo, 62 pessoas de 12 países, assistiram às aulas. Os encontros, que iniciaram dia 6 de junho, foram organizados pela Interact Latam, em parceria com a ABPMP Bolívia Chapter e apoio da Ingeduca e Suricatum Consultores.

Foram mais de 20 horas de curso intensivo, que reuniu teoria e prática em todos os sete encontros online. Segundo Iván Lasso, Analista de Negócios Internacionais da Interact e painelista do curso, alguns temas foram destaque nesta edição do BPM Week Masterclass. “Na primeira semana a palestra de Diego Alvarado teve grande relevância ao discorrer sobre o Centro de Excelência de Processos, seu rol dentro das organizações e quais os benefícios quando é adotado”, destaca.

Para ele, também se destacaram os conteúdos sobre cultura e qualidade japonesas, como Kaizem e Ganba, e outros compartilhados por Augusto Miyagi, com conceitos orientais aplicados à disciplina BPM. “Além disso, a nível conceitual a Teoria das Restrições e seu vínculo com BPM teve um destaque notório por sua abordagem teórico/prática por parte do Javier Ramirez na segunda semana”, relembra.

A nível prático, a segunda edição do curso também deu ênfase à robotização (RPA), contando com a participação de Pedro Robledo, um dos fundadores da Rocketbot, parceiro da Interact. As teorias estudadas foram aplicadas em atividades práticas dentro de um processo automatizado na plataforma de modelagem de processos da Interact, a BPMS.

Dinâmica do curso

2ª edição do BPM Week Masterclass tem alunos de 10 países

Nesta edição, o BPM Week Masterclass ocorreu em duas partes. As três primeiras sessões focaram nas principais teorias, repassadas por experts como Alberto Vargas (Presidente da ABPMP Chapter Bolívia), Fernando Estrada (Diretor da Interact Latam), Augusto Miyagi (Presidente da ABPMP Peru) e Diego Alvarado (Head of Process Coe em CMI).

Já nos três encontros da segunda semana, os experts na Suite SA BPMS, Iván Lasso e Pedro Henrique Krüger, comandaram as aulas práticas. Para os exercícios, foi disponibilizado o software da Interact, a Suite SA, para que se pudesse estruturar os projetos de cada grupo com base em uma ferramenta que é, de fato, utilizada por centenas de gestores das mais diversas áreas do mercado.

Na dinâmica de trabalho, foi apresentado p case “Processo de solicitação de compras” o qual os participantes tiveram que analisar e, na sequência, desenhá-lo como processo lúdico. “Posteriormente eles fizeram a modelagem desse processo em notação BPMN e automatizaram dentro da Suite SA”, explica.

Conteúdo extra

Devido a dinâmica dos participantes e a riqueza de conteúdo compartilhado, foi liberada uma aula extra, que ocorreu na quarta-feira, dia 23, a fim de aprofundar ainda mais os conhecimentos em análise e simulação de processos e RPA. Conforme Iván, nesta edição também se destacou o fato de usar uma plataforma e-learning, na qual eram liberadas as gravações e o material complementar de estudo ou atividades.

Diferentes visões de mercado

Formado por pessoas de 12 países, o grupo que participou da segunda edição da BPM Week Masterclass trouxe como uma das grandes vantagens as diferentes visões de mercado de cada local. “Foi possível conhecer melhor outras realidades e desafios das organizações vinculadas à gestão por processos”, enfatiza Iván.

Para além disso, o curso também possibilitou que os participantes conhecessem pessoas que compartilham o gosto por BPM e trocar experiências sobre os projetos ao respeito. “Foi interessante observar, por exemplo, alguém da Colômbia automatizando um processo que tinha sido analisado por uma pessoa da Guatemala e que seria executado por colegas da Bolívia e o Peru”, avalia. Segundo o diretor da Interact Latam, Fernando Estrada, até o final de 2021 projeta-se a realização da terceira edição do BPM Week Masterclass. Aguarde novidades.

Compartilhe

Quer receber conteúdos
de gestão?

Nos envie seu e-mail.