Gestão por Processos

Hospital Bruno Born conquista certificação de excelência

Projeto de implantação do SA no Hospital Bruno Born iniciou em 2019

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado (RS), conquistou na metade dezembro a mais alta certificação de excelência em saúde no país, a Acreditação Nível 3 – Acreditado com Excelência, conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A instituição iniciou o projeto de obtenção da acreditação ainda em 2018, com a implantação do software para gestão corporativa da Interact, a Suite SA Strategic Adviser.

A Suite SA já havia sido peça-chave para obtenção da acreditação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno, conquistada em novembro de 2019. Assim como no nível citado, para conquistar a certificação máxima o HBB apresentou todos requisitos dentro do sistema desenvolvido pela Interact, atendendo plenamente às funcionalidades para apoio da gestão hospitalar.

Mais de 1,7 mil requisitos contemplam a avaliação da ONA. A conquista coloca o HBB em um grupo seleto e integrado pelas melhores instituições do país: apenas 3% dos hospitais brasileiros possuem o Nível 3 da ONA. No Rio Grande do Sul, somente sete hospitais já alcançaram a certificação. O hospital de Lajeado é a única instituição de saúde dos vales do Taquari e Rio Pardo a contar com a honraria.

Ao todo, o HBB conta com nove módulos da Suite SA implantados. SA Process Manager, para gestão por processos; SA Document Manager, para gestão de documentos; SA Occurrence Manager, para gestão de ocorrências; SA Risk Manager, para gestão de riscos; SA Project Manager, para gestão de projetos; SA Competence Manager, para gestão de colaboradores; SA Service Manager, para gestão de serviços e fornecedores; e SA Audit Manager, para gestão de auditorias. Além disso, o projeto contou com a revitalização de módulos já utilizados pelo cliente: SA Performance Manager, para gestão estratégica; e SA Survey Manager, para enquetes e pesquisas.

Software para estratégia organizacional vencedora

A gestão corporativa por meio da Suite SA agilizou a organização de documentos e, por consequência, a análise de dados. Conforme o Diretor Executivo do HBB, Cristiano Dickel, o software da Interact auxiliou o hospital a conquistar o ONA 3 por viabilizar o acompanhamento das evoluções de práticas adotadas dentro da instituição. “O software nos guiou na criação dos nossos indicadores estratégicos e de processos, bem como todas as demais ações e atividades decorrentes da atuação de cada setor da instituição e a inter-relação entre as áreas.”

Um dos locais mais impactados pela pandemia na região, o Hospital Bruno Born é o maior dos centros de tratamento de pacientes com Covid-19 no Vale do Taquari. Mesmo assim, em meio a uma crise sanitária, conquistou a maior certificação em excelência em saúde do país. Para Cristiano, esse indicador se deve a diversos fatores, como o alto nível de trabalho dos profissionais e, também, a minuciosa organização pelo software da Interact.

“Certamente o SA contribuiu para essa conquista. Hoje conseguimos ter todo o histórico, desde o início da pandemia, com todos os planos de ação elaborados e colocados em prática. Este acompanhamento, feito por meio dos indicadores, está diretamente relacionado com os resultados institucionais”, completa.

Uso do SA pela equipe do hospital

Conforme a Coordenadora do Setor da Qualidade do HBB, Samanta Vanzin, utilizar um software para apoiar e administrar as atividades do hospital contribui de forma significativa para a gestão da qualidade como um todo. “Poder ter vários tipos de documentos, ferramentas e indicadores em um único local permite mais agilidade quando existe a necessidade de se demonstrar e analisar informações”, afirma.

Na primeira fase, em 2019, foram realizadas auditorias na maternidade e na UTI adulto por meio de dispositivos móveis.

A influência do uso do SA Strategic Adviser na conquista do ONA nível 3 foi grande, explica. “Na medida em que conseguimos reunir e analisar informações como indicadores, planos de ação, avaliação de fornecedores e resultados de análises críticas, tivemos mais facilidade para expor aos avaliadores a forma como organizamos as demandas do hospital.”

Na opinião de Samanta, para garantir o sucesso dos resultados foi necessário engajar a equipe. “Entendo que primeiro deva ocorrer uma demonstração clara dos benefícios e facilidades que este processo vem a agregar”, explica. A partir disso, os colaboradores incorporam a utilização do software em suas rotinas, alimentando-o com informações de forma ativa e constante.

A introdução do SA Strategic Adviser no dia a dia do HBB demandou algumas adaptações para que incluísse o uso das novas ferramentas. “No início, como em qualquer implantação de novo processo, houve algumas dúvidas, mas, à medida que foi sendo utilizado o novo sistema de gestão, tudo se tornou muito mais amigável para os profissionais”, avalia Samanta.

 

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