Institucional

Interact comemora 21 anos de pesquisa e desenvolvimento de software

O dia 3 de agosto de 1999 marca a fundação da Interact Solutions, em Lajeado (RS)

Há exatos 21 anos, a Interact Solutions começava sua trajetória na área de tecnologia da informação (TI). Em 3 de agosto de 1999, a empresa de pesquisa e desenvolvimento de software deu início aos trabalhos com soluções para governança corporativa e inteligência empresarial.

Com sede no centro de Lajeado (RS), atualmente conta com 9 Unidades e 30 parceiros comerciais no Brasil. Na América Latina, são 10 distribuidores internacionais, presentes em 8 países – Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

A Interact é detentora da Suite SA Strategic Adviser, um conjunto de 15 módulos de governança e inteligência corporativa, vinculado a 15 ferramentas de gestão e 13 soluções em tecnologia para organizações públicas e privadas. Atualmente, dispõe de 1.064 bases instaladas em mais de 300 clientes em toda América Latina.

O setor da saúde é o principal de atuação da Interact, com 52,7% da cartela de clientes. Cinco deles figuram entre os melhores hospitais da América Latina, conforme o ranking da AméricaEconomía Intelligence. Já um terço das instituições acreditadas no Brasil pela Joint Commission International (JCI), a principal acreditação no mundo na área da saúde, são clientes da Interact.

Sedes do Grupo Interact

Além da Interact Solutions, a empresa conta hoje com duas extensões. Localizada em frente à sede principal, a Interact Bridges é a Unidade de Negócios Nacionais e Internacionais do Grupo Interact, que abriga ainda a área de Comunicação e Marketing e o Estúdio Interact, novo espaço para gravação de vídeos, transmissões e treinamentos da empresa.

Entre as primeiras ações do Estúdio Interact, em julho foi promovida a Semana LGPD em Foco, uma imersão prática na Lei Geral de Proteção de Dados. Em cinco dias consecutivos, especialistas debateram os meandros da implementação de um programa de gestão que atenda aos requisitos legais da nova legislação brasileira.

Em Santa Cruz do Sul (RS), a Interact Technology é uma Unidade de desenvolvimento de software, especialista na BPMS – Business Process Management Suite da Interact, o módulo SA Process Manager. Ela está situada na estrutura do TecnoUnisc, o Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc.

Aliado na gestão remota

Com a atual crise sanitária, o software da Interact tem sido um aliado na gestão remota e na continuidade das atividades dos clientes. Como é o caso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que disponibilizou acesso a todos servidores ao software para gestão de projetos e gestão estratégica da Interact, com os módulos SA Project Manager e SA Performance Manager.

Desde o ano passado, a ferramenta é utilizada para aplicação do Método de Gestão de Projetos, Programas e Portfólios do Mapa. “Após muito esforço e muitos anos de tentativas, o Mapa finalmente dispõe de uma ferramenta poderosa para apoiar os processos de gestão estratégica e de gestão de projetos. O software SA irá facilitar a gestão da informação associada às estratégias e aos projetos, os quais proverão o devido suporte às atividades de servidores e ao processo de tomada de decisão de gerentes e executivos”, afirma Paulo Fresneda, Coordenador Geral da Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa.

Jahtinan Batista Cardoso, servidora do Departamento Desenvolvimento Comunitário, da Secretária de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa. Fonte: Mapa.

Outro exemplo de organização que prosseguiu suas atividades de maneira remota com o software da Interact é o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), de São Leopoldo (RS). Cliente da Interact desde 2005, o Semae utiliza o SA Performance Manager, módulo da Suite SA para sistematização do planejamento estratégico e operacional de empresas. Durante a atual crise de coronavírus, a autarquia passou a realizar reuniões do Comitê de Análise Crítica em home office.

Veja o case de sucesso do Semae

“O SA tem sido utilizado normalmente como se estivéssemos trabalhando dentro das dependências do Semae. Esse é o grande diferencial que se observa quando das melhorias promovidas de 2017 até o presente momento, uma ferramenta 100% web e que nos possibilitasse trabalhar de qualquer lugar, inclusive home office”, descreve o trabalho remoto com a Suite SA Strategic Adviser Alexsandro da Silveira Brito, Gerente de Sistemas Integrados do Semae.

O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) é uma autarquia municipal de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre. Trata-se da 9ª maior cidade do Rio Grande do Sul, com uma população estimada em 237 mil habitantes, de acordo com dados de 2019 do IBGE. Na economia, figura como o 13º maior PIB do Estado

Conexão latino-americana

Apesar da distância, o contato remoto tem estreitado relações a Interact. Nas últimas semanas, a equipe responsável pela internacionalização da empresa, a Interact Latam, tem promovido uma série de reuniões com clientes, prospects e distribuidores internacionais. A novidade é a utilização da aplicação Teleconferência, disponível desde a release 7.0.25 da Suite SA Strategic Adviser, que centraliza todas as atividades em um só local.

A aplicação Teleconferência da Suite SA permite marcar reuniões em áudio e vídeo, escrever comentários pelo chat e analisar coletivamente o desempenho da organização através de indicadores. Como parte das ações da Interact para ajudar empresas e organizações a enfrentarem os efeitos da pandemia, a ferramenta para assessoria remota não tem custos adicionais aos clientes.

Aplicação Teleconferência estará disponível sem custo adicional a todos clientes

A origem na fotografia

Durante os anos 1990, o alemão Thomas Spriestersbach trabalhava como consultor de tecnologia para várias empresas da região do Vale do Taquari, como Unimed e Univates. Nessa época, já era conhecido pelo vasto conhecimento na área de TI.

Entre os anos 1997 e 1998, Thomas fundou a Interact 2000, uma empresa que trabalhava com projetos diversificados em TI. Durante esse período, conheceu Fábio André Frey, que atuava como Supervisor de Tecnologia da Informação da Unimed de Lajeado.

Em uma oportunidade, ele levou uma fotografia para Thomas. Ela viria a ser o embrião do que se tornaria no ano seguinte a Interact Solutions. Na foto, aparece um grande papel pardo, com setas e sinalizações que atravessam distintas seções. Tratava-se do mapeamento do BSC – Balanced Scorecard de uma empresa, metodologia que Fábio estava implementando.

“Então levei essa fotografia para o Thomas e instiguei ele para criarmos um sistema que reproduzisse isso para as empresas”, explica Fábio. Assim nasceu a Suite SA Strategic Adviser, tendo como primeiro módulo o SA Performance Manager, voltado para gestão estratégica. No dia 3 de agosto de 1999 era oficialmente fundada a Interact Solutions.

Fotografia que inspirou a criação do software da Interact

Fundadores Fábio André Frey e Thomas Spriestersbach em reportagem para o jornal O Informativo, no início da Interact Solutions

Compartilhe

Quer receber conteúdos
de gestão?

Nos envie seu e-mail.