Interact inova em palestra no BPM Day Lima 2020

Na última edição, Fernando apresentou o caso de sucesso da Universidade Tecnológica Indoamérica, que atendeu à gestão por processos com a solução Escritório 3P’s

A necessidade de humanizar os conteúdos e tornar a troca de ideias mais horizontal levou a equipe da Interact Latam a inovar em uma palestra ministrada no último fim de semana, dias 20 e 21, no BPM Day Lima.

O evento, realizado no Peru, foi organizado pelo Association of Business Process Management Professionals (ABPMP) Peru Chapter, representante da ABPMP Internacional do Peru. Este é considerado o evento mais importante do ramo no país e a Interact foi uma das patrocinadoras. Esta edição, excepcionalmente, ocorreu no formato online.

Conforme o analista de negócios internacionais, Iván Lasso, a palestra apresentou aos 160 participantes a Gestão por Processos automatizada e humanizada. Junto ao analista, também participou da apresentação o diretor da Interact Latam, Fernando Estrada. “Mostramos na prática, entre outras coisas, que a automação de certos processos pode gerar economias entre 15 e 18% sobre o pressuposto total de compras”, conta Iván.

Além da redução de gastos, a dupla pontuou a importância de as empresas serem transparentes e se comunicarem de forma mais humanizada com seus clientes. “Nós quisemos reforçar a ideia de que por trás de cada software e cada automatização de processos continuam existindo pessoas e é para elas que as nossas soluções trabalham”.

Equipe da Interact Latam simulou funcionamento do software em tempo real, envolvendo participantes em dinâmica

Simulação ao vivo

Para exemplificar na prática como esta comunicação funciona, o exercício inovador proposto pela equipe da Interact Latam foi disponibilizar um QR Code, em dado momento da apresentação, para que os participantes escaneassem.

A partir disso, cada pessoa simulou, em tempo real, a compra de um telefone celular. “Conforme as compras eram efetivadas, mostrávamos ao vivo os pedidos entrando no nosso software. Fizemos uma análise de dados na frente de todos e mostramos como a automatização de processos facilita o trabalho dos gestores e, ao mesmo tempo, dá informações precisas do status da compra ao cliente”, explica.

Mapeamento dos processos foi feito ao vivo com os presentes

Mapeamento de processos

Ao compilar informações sobre cada pedido, Iván e Fernando mostraram algumas funcionalidades do software, como a de gerar um mapa de calor nos processos. “Isso facilita o mapeamento dos gestores sobre quais processos demandam mais da empresa, gerando oportunidade de otimização e melhoria contínua”, pontua Iván.

Para tornar a apresentação mais interativa possível, a equipe da Interact Latam contou com o apoio do analista de infraestrutura Fernando Rigo, do analista de projetos Arthur Saraiva e do especialista de projetos da parceira Servicios Profesionales TIC (SPT), David Agreda.

O mapa de calor possibilita rápida detecção dos pontos do processo que demandam mais da empresa

Histórico na ABPMP

Nos últimos anos, a Interact tem aumentado sua participação em eventos dos capítulos da ABPMP. Em 2015 e 2016, a empresa foi patrocinadora do BPM Day em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, Fernando Estrada apresentou um caso de sucesso no evento. Em 2019, foi a vez de participar do I Congresso Internacional de Gestão por Processos de Negócios, o BPM Day Lima, organizado pelo capítulo da ABPMP Peru.

Na oportunidade, Fernando apresentou o caso de sucesso da Universidade Tecnológica Indoamérica, que atendeu à gestão por processos com a solução Escritório 3P’s. A Interact também foi uma das patrocinadoras do evento. O evento contou com palestras sobre Governo 4.0, BPM e a transformação digital, aplicação das tecnologias de BPMS e apresentação de casos de sucesso com BPM.

Em agosto de 2020, foi a vez de realizar a abertura do BPMS Showcase – 1ª Jornada de Apresentação de Casos, evento organizado pelo capítulo ABPMP do Peru. Fernando e Iván apresentaram um caso com utilização do software para BPM da Interact, que abordou a perspectiva da arquitetura de processos, do nível estratégico ao âmbito operacional de uma organização.

 

Compartilhe

Quer receber conteúdos
de gestão?

Nos envie seu e-mail.