Institucional

Interact Montes Claros completa 11 anos de trajetória

A equipe da Interact Montes Claros é formada por Cláudio Medeiros Santos (ao centro da foto), Sócio Diretor, Gergiane Ribeiro Porto, Gerente Administrativa, Armando José de Sá Junior (à esquerda), Consultor de Projetos, e Breno Peixoto dos Santos (à direita), Consultor de Negócios.

A Interact Montes Claros completou no último dia 1º de novembro 11 anos de história. Fundada por Cláudio Medeiros Santos, a Unidade está localizada na cidade homônima, no Norte de Minas Gerais. Em sua cartela de clientes, constam 21 organizações, com forte presença no setor saúde. A equipe é formada por Gergiane Ribeiro Porto, Gerente Administrativa, Armando José de Sá Junior, Consultor de Projetos, e Breno Peixoto dos Santos, Consultor de Negócios.

A história da Unidade Montes Claros remonta o ano de 2004. Cláudio conduz uma empresa chamada Gestão Consultoria, com atuação como gestor de projetos e consultor organizacional. Em mais de 20 anos de experiência, teve oportunidade de trabalhar com organizações públicas e privadas no Brasil, na África e no Uruguai.

“Nessa época, nós estávamos trabalhando em um projeto de reestruturação da Unimed Montes Claros, que mais tarde viria a ser a Unimed Norte de Minas. Neste processo de reestruturação, nós tínhamos uma empresa de consultoria que foi contratada pela Unimed, na diretoria do Dr. Farley Carneiro, médico urologista, que havia assumido a gestão junto com Dr. Marcelo e Dra. Cláudia Borem”, relembra.

A Unimed vivia uma crise muito grande. A empresa de Cláudio foi contratada para fazer uma reestruturação, com condução do Dr. Farley. “Ele sempre foi um médico muito estudioso das questões de gestão, fez um curso em Belo Horizonte de formação de gestores de cooperativas, oferecido pela Federação Unimed Minas Gerais”, comenta.

Fundada por Cláudio Medeiros Santos, a Interact Montes Claros está localizada na cidade homônima, no Norte de Minas Gerais. Em sua cartela de clientes, constam 21 organizações, com forte presença no setor saúde.

O relato no livro

Cláudio Medeiros Santos, fundador da Interact Montes Claros

A equipe da Gestão Consultoria estava elaborando o planejamento estratégico da Unimed, com a metodologia Balanced Scorecard, pela primeira vez implementada. No retorno do curso, Dr. Farley disponibilizou o material didático para Cláudio, a título de curiosidade. Em um dos livros, haviam relatos de experiências bem-sucedidas em cooperativas pelo Brasil.

“Nos últimos capítulos, tinham relatos de experiências da Unimed do Vale do Taquari, da região de Lajeado (RS), com um estudo de caso e a apresentação de um sistema inovador de gestão do planejamento estratégico. Fiquei muito interessado naquilo. Já há um tempo a gente desenvolvia o Balanced Scorecard em algumas organizações e eu nunca tinha visto um sistema que pudesse gerenciar a estratégica”, afirma.

Naquelas páginas, Cláudio teve contato pela primeira vez com o SA Strategic Adviser, software para gestão corporativa da Interact. O próximo passo foi contatar a Unimed do Vale do Taquari, para conhecer melhor esse caso de sucesso. Nessa aproximação, conheceu o Diretor de Administração e Negócios da Interact, Fábio Frey.

Fábio apresentou o sistema para Cláudio. A Interact era uma empresa em crescimento na época. Com alinhamento entre as partes, o primeiro contrato foi fechado para implantação do módulo de planejamento estratégico na Unimed Montes Claros.

Hoje Diretor de Clientes e Serviços da Interact, João Alex Fritsch foi na época implantar o sistema em Minas Gerais. “Dali em diante a gente conheceu melhor o sistema, passou a implantá-lo e toda vez que a gente iniciava um projeto relacionado à gestão estratégica, a gente indicava a Interact”, comenta.

Voos maiores com a Unidade

Gergiane Ribeiro Porto, Gerente Administrativa da Interact Montes Claros

Por volta de 2008, a equipe de Cláudio assumiu um grande projeto com a Pró-Saúde de São Paulo, Organização Social da Saúde (OSS) responsável pela administração de vários hospitais no Brasil. O objetivo da contratação era a implantação da gestão da qualidade, com base no modelo de acreditação da Organização Nacional da Acreditação (ONA), em todos hospitais administrados.

“A acreditação já estava sendo uma referência, o modelo ONA, e muitos contratos exigiam das OSS que elas já começassem a nova gestão trazendo o modelo da acreditação”, relembra. Nesse período, começou uma aproximação mais intensa com a Interact e a ideia de constituir uma franquia. No dia 1º de novembro de 2009, nascia a Interact Montes Claros, Unidade responsável por representar a Suite SA Strategic Adviser, em especial em hospitais que a Gestão Consultoria atua para estabelecer o processo de acreditação.

O sistema foi implantado em várias organizações. Somente na Pró-Saúde, foram mais de 20 hospitais com a gestão informatizada, com pelo menos oito deles acreditados no modelo ONA. “Isso trouxe uma força muito grande para a Interact no que se refere à área da saúde, porque a Interact que já nasceu na saúde, no Sistema Unimed, passou a ser conhecida muito em função desses projetos de acreditação”, comenta.

Para Cláudio, o relacionamento com a Interact ultrapassa a marca de 11 anos, completados pela Interact Montes Claros. “Se a gente considerar o período antes da franquia, já são praticamente 17 anos. Porque de 2004 para cá, considerando o primeiro contato da Unimed, a gente já tem um tempo muito importante. E a gente segue trabalhando, investindo e buscando ampliar a implantação do sistema em organizações que a gente trabalha”, completa.

Compartilhe

Quer receber conteúdos
de gestão?

Nos envie seu e-mail.