Gestão de Projetos

Ministério da Agricultura disponibiliza a todos servidores software da Interact

Jahtinan Batista Cardoso – Departamento Desenvolvimento Comunitário - Secretária de Agricultura Familiar e Cooperativismo. Fonte: Mapa.

Todos os servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e coligadas passaram a ter acesso ao software de gestão de projetos da Interact, de Lajeado (RS). Desde o ano passado, o módulo SA Project Manager é utilizado como ferramenta para a aplicação do Método de Gestão de Projetos, Programas e Portfólios do Mapa (MGP-Mapa 3.0). A liberação foi encaminhada pela Assessoria de Gestão Estratégica (AGE/GM), por meio da sua Coordenação de Escritório de Projetos (CEP).

O Mapa adquiriu por licitação os módulos SA Project Manager, para gestão de projetos, e SA Performance Manager, para gestão estratégica. Eles integram a Suite SA Strategic Adviser, um conjunto de 15 módulos e 15 ferramentas de gestão, que articuladas compõem 13 soluções em metodologia para gestão e inteligência corporativa da Interact. No Ministério, a CEP/AGE atua como difusora da versão 3.0 do MGP-Mapa e responsável por orientar na utilização do software de apoio à gestão de projetos.

“Após muito esforço e muitos anos de tentativas, o Mapa finalmente dispõe de uma ferramenta poderosa para apoiar os processos de gestão estratégica e de gestão de projetos. O software SA irá facilitar a gestão da informação associada às estratégias e aos projetos, os quais proverão o devido suporte às atividades de servidores e ao processo de tomada de decisão de gerentes e executivos”, afirma Paulo Fresneda, Coordenador Geral da Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa.

Para a servidora Andreia Lins Ribas, da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), o módulo SA Project Manager tem ajudado em padronizar as atividades na área. “A SAP fez um planejamento 2020-2027 alinhado ao Mapa Estratégico do Ministério da Agricultura, assim, o uso do software SA é uma importante ferramenta utilizada pelo Ministério que oferece suporte para melhor ajuste e padronização das nossas ações”, comenta.

Gestão Estratégica e de Projetos do Mapa

As soluções Gestão de Projetos e Gestão Estratégica da Interact foram adquiridas pelo Mapa no ano passado, através de processo licitatório conquistado pela Unidade Interact Excellence. Após a conquista do processo licitatório, o Ministério solicitou uma prova de conceito, realizada pelo Diretor de Negócios da Unidade, Anderson Pereira. Com a aprovação do sistema da Interact, o Analista de Suporte ao Cliente Maurício Xavier foi a Brasília em maio para a instalação de uma base.

Desde então, o sistema da Interact está instalado de forma definitiva no governo brasileiro. As atividades de implantação e treinamentos do software iniciaram em julho de 2019. A condução foi realizada pela Consultora de Projetos Sabrine Datsch, da Interact Bridges, a Unidade de Pesquisa, Inovação e Internacionalização do Grupo Interact.

Sabrine Datsch com equipe do Mapa na implantação do software da Interact

Compartilhe

Quer receber conteúdos
de gestão?

Nos envie seu e-mail.